Skip to: site menu | section menu | main content

Apresentação

A organização à alentejana é , como não podia deixar de ser, do Grupo Desportivo e Cultural do Bairro de S. António, Évora

(é a malta do tocha: - quando um puxa o outro afroxa)

Contamos ter os apoios mais diversificados possíveis para o agrado dos participantes/acompanhantes. O percurso será de BTT da velha guarda, ou seja, difícil quanto baste sem colocar ninguém em risco desnecessariamente, dando prioridade ao prazer dos trilhos ( com alguma trialeira) e da paisagem. Obtámos por dividir a maratona em três provas:

* Maratona Extreme - 100Km

* Maratona Challenge - 60Km

* Passeio Challenge - 35Km

Vamos passar também por alguns ícones que fizeram de Évora património mundial, com partida e chegada no centro da cidade. Vejam só: Templo romano, Sé Catedral, Praça do Giraldo, Castelo do Giraldo,Cromeleque dos Almendres, Anta do Zambujeiro,Alto de S. Bento com os seus moinhos restaurados e passagens por cima de blocos graníticos, Aqueduto da água da prata, com o seu trilho único de beleza.

A seguir ao banho:

Almoço Buffet com especialidades alentejanas , com provas de vinhos e outras surpresas cá da nossa terra.

Preços:

Participantes (com direito a comilantes) 20 Euros

Almoçantes 10 Euros

Inscrições aqui no Site.


Topo da Pagina

Apresentação da Cidade de Évora

A cidade de Évora é descrita frequentemente como "cidade museu" fazendo o seu centro histórico, desde 1986, parte da lista da UNESCO das cidades Património Mundial.

Évora está situada na província do Alentejo (sul de Portugal), a uma distancia de cerca de 130 km de Lisboa. A parte entre muralhas conserva bastantes traços dos seus tempos mais antigos, incluindo monumentos de várias épocas.

Évora é habitada desde os primórdios da civilização humana, como provam os muitos monumentos megalíticos da região.

Mais recentemente, quando o Império Romano conquistou esta província aos lusitanos, então chamada Lusitânia e habitada pelos antecedentes dos actuais portugueses, em 59 a.C. o Imperador Júlio César chamou ao então povoado de Évora de "Liberalitas Julia". Deste período restam inúmeros vestígios dos quais se destaca o templo romano conhecido por ''Templo de Diana'' que data do século II d.C.

Mais tarde, durante as invasões barbaras, Évora esteve sobre domínio Visigodo, deste período (sécs.V a VIII) pouco resta para ver. Seguiu-se em 715 d.C. o domínio muçulmano iniciado com a conquista da cidade por Tárique, os quais baptizaram a cidade por Yeborah. Em 1166 (séc.XII) um cavaleiro cristão, de nome Giraldo Giraldes, sob a bandeira de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, reconquista definitivamente Évora aos Mouros para o reino de Portugal. Évora tornou-se então durante toda a Idade Média uma das mais prosperas cidades do reino, principalmente durante a dinastia de Avis (1385-1580) período no qual foi fundada pelos Jesuítas a universidade de Évora.

A testemunhar a dinâmica histórica e cultural das várias épocas, ficaram os muitos e belos monumentos realizados por diferentes artistas, que hoje podem ser admirados em todo o seu esplendor.


Topo da Pagina

Programa da Prova

1 - Secretariado para levantamento de dorsais

8 Setembro das 21:00h - 23:30h Évora Hotel www.evorahotel.pt

9 Setembro das 07:00h - 08:30h Rossio de S.Brás ver local

2 - Partida

9 Setembro - 09:00h Praça do Giraldo ver local

3 - Almoço Convívio

9 Setembro - A partir das 12:30h Monte Cozinha da Graciete ver local



Topo da Pagina

Programa para Acompanhantes

A Alentejo Activo (www.alentejoactivo.pt) associou-se à realização da 1ª Maratona BTT Cidade de Évora, por considerar que este tipo de evento pode constituir um importante meio de divulgação da nossa cidade e da região, bem como incentivar à prática de uma das modalidades que mais se tem desenvolvido nos últimos tempos, no nosso país... Muitas famílias aproveitam este tipo de eventos para passar um fim-de-semana diferente, num misto de turismo, desporto e lazer? O que pretendemos com a introdução deste programa é permitir que todos, atletas e acompanhantes, possam sair de Évora com vontade de voltar, para mais BTT e não só!

A organização do Grupo Desportivo e Cultural do Bairro de S. António (Évora) (www.bttevora.awardspace.com) pretende organizar um evento de grande qualidade, proporcionando a oportunidade para que todos possam desfrutar dos nossos trilhos e da beleza da nossa paisagem, aproveitando para testar capacidades individuais e limites, fomentando sempre os laços de amizade e o espírito do BTT.

Também o ÉVORA HOTEL (www.evorahotel.pt), unidade hoteleira onde a Alentejo Activo está sediada, aderiu ao evento, disponibilizando um conjunto de quartos para a organização e criando um pacote especial, com preços bem apelativos, para os participantes do evento (2 noites 85?, 1 noite 50?, com peq-alm buffet incluído).

No âmbito da colaboração da Alentejo Activo com o evento, irão ser oferecidas três actividades de animação, destinadas aos participantes da prova e aos respectivos acompanhantes: Canoagem (no dia anterior), um Peddy Paper urbano (a decorrer em simultâneo com a prova) e algumas multi-actividades (durante o almoço e tarde posterior à prova)

Sábado, 08 de Setembro de 2007, entre as 14h e as 20h: Canoagem Durante toda a tarde os participantes inscritos na prova (e respectivos acompanhantes) poderão aproveitar a oportunidade de refrescar o corpo e a mente, passeando de canoa num local aprazível e calmo? a utilização de canoas largas e estáveis, insubmersíveis, garantirá a segurança e a certeza de que, para cair na água, só mesmo de propósito (oportunidade que, claro, muitos irão aproveitar)! Para termos a certeza de que haverá material suficiente para todos os interessados, solicitamos apenas que nos contactem antecipadamente para fazer a reserva, via email (alentejoactivo@alentejoactivo.pt) ou telefone (266758431). O levantamento do roadbook com indicações para irem ter ao local de prática pode ser feito a partir das 10.00h, no nosso escritório situado no Évora Hotel (Av. Túlio Espanca, o mesmo local onde funcionará o secretariado, a partir das 21.00h)

Domingo, 09 de Setembro de 2007, 09.30h: Peddy-paper urbano Um dos problemas recorrentemente apontado pelos acompanhantes é o facto de, durante a prova, não terem qualquer ocupação. A Alentejo Activo pretende resolver esse problema, oferecendo aos acompanhantes um divertido Peddy Paper, guiado por mapa e pistas. Focado no divertimento e espírito de equipa, este desafio é elaborado de forma a transformar a inicial competição entre várias equipas, numa manhã de alegria para todos... E, ao mesmo tempo, permite uma descoberta de toda a riqueza patrimonial e histórica da Cidade Património Mundial, com passagem obrigatória por todos os pontos de referência incontornáveis!!

O programa consiste num peddy-paper recheado de ingredientes saborosos, cultos e aventureiros... Durante o evento, as equipas poderão passar por provas relacionadas com GASTRONOMIA REGIONAL (identificação de vinhos, enchidos, queijos, doçaria conventual, etc), HISTÓRIA/CULTURA local, tendo que contactar com as gentes locais para procurar respostas, coleccionar objectos estranhos (um artigo regional, um animal, uma flor, uma história, etc) e ACTIVIDADES FÍSICAS como jogos tradicionais (malha, petanca, burro, andas), tiro com arco, besta e zarabatana, etc... No final, a emocionante aventura termina com as descrições e partilha das aventuras da manhã, e a entrega das pontuações (depois do almoço).

Domingo, 09 de Setembro de 2007, a partir das 13h: Animação multiactividades (Jogos Tradicionais e de Pontaria, Canoagem, Insufláveis) Para os pais poderem relaxar após o almoço, numa merecida sesta à sombra do "chaparro", disponibilizamos um conjunto de insufláveis para as crianças, devidamente monitorizados pelos nossos técnicos. Para todos os que não puderam usufruir das actividades anteriores (ou ainda querem mais e mais animação), haverá também a possibilidade de participar em diferentes Jogos Tradicionais, testar a sua pontaria no Tiro com Arco, Besta e Zarabatana ou relaxar em cima de uma canoa, boiando a trabalhar pró bronze...


Topo da Pagina